Na kckliko procuramos uma forma delicada de tocar o mundo.

Inspirados pelas estações, concebemos ramos de flores espontâneos e bravios, com ênfase em espécies singulares, valorizando os recursos naturais e locais.

Escolhemos como nome a escrita fonética da palavra ‘coquelicot’, tradução francesa de papoila. É uma espécie espontânea, perseverante, mas de existência efémera se a colhermos, cujas sementes são deliciosas num bolo de limão!

 Poppy | KCKliKO

Adoramos viver rodeados de flores e transformámos o nosso jardim em laboratório e refúgio vegetal.

Ele é a nossa primeira fonte de flores e uma constante inspiração.

Nele, acolhemos plantas abandonadas e deixamos crescer as ‘indesejáveis’.

Aceitamos que as espécies vegetais se organizem consoante as suas próprias leis e conservamos ao máximo aquelas que escolhem lá crescer. Admiramos as plantas vagabundas!

Tentamos “fazer o mais possível com, o menos possível contra” — Gilles Clément
 Flowers | KCKliKO

Contamos igualmente com a cumplicidade de outros apaixonados por flores, com os seus jardins particulares e hortas urbanas, para enriquecer os nossos ramos.

Mas é nos terrenos abandonados ou nas bermas de caminhos, onde a natureza cria os seus jardins involuntários, que encontramos os nossos mais belos tesouros.

Temos uma especial admiração pelas espécies ruderais, insólitas e singelas, que tanto apreciam as perturbações introduzidas pelo homem apesar de esse afecto nem sempre ser recíproco.

Preferimos pequenos produtores locais quando precisamos de completar as nossas escolhas. Preocupamo-nos com a origem das espécies e apenas seleccionamos flores nacionais.

Adoramos fazer arranjos juntando à nossa seleção as flores e plantas dos jardins de clientes.

Respeitamos sempre a sazonalidade das plantas: valorizamos esta dimensão que faz parte integrante da arte dos jardins e da cultura das flores de corte. Essas pontes que nos ligam à natureza e que estão cada vez mais esquecidas...

 Flowers | KCKliKO

Gostamos de misturar flores grandes com outras mais pequenas, flores de cultivo e silvestres, tanto abertas como em botão e por vezes carregadas das suas sementes, permitindo ao ramo continuar a evoluir.

Utilizamos frutos e bagas de árvores e arbustos, folhas de todas as espécies e muitas gramíneas... Os vegetais são escolhidos pelas suas formas, cores, tamanhos e texturas.

O planeta Terra é um jardim sem paredes e, no entanto, finito.

Os nossos ramos são abundantes em espécies diferentes mas é com cuidado que as recolhemos.

Sabemos que a flor desempenha um papel fundamental no ciclo reprodutor da planta, que é o nutriente de muitos insectos e que as sementes são fundamentais para perdurar a vegetação, por isso praticamos uma colheita consciente.

As sementes e algumas das plantas que usamos nos nossos ramos podem ser semeadas ou plantadas mais tarde, sendo uma maneira de devolver uma parte à natureza.

Compostamos todos os nossos desperdícios.

 Flowers | KCKliKO

Trabalhamos só por encomenda de forma a minimizar a nossa presença nessa natureza preciosa.

Porque queremos transmitir, informar, sensibilizar e formar, propomos também workshops para particulares, grupos, empresas, escolas e crianças.

Emocionamo-nos com o que fazemos e é com idêntica dedicação que abordamos um simples ramo ou um evento maior... Temos gosto e tempo para trocar ideias.

Na kckliko cada ramo é feito com amor!

 Flowers | KCKliKO